CAPOEIRA DE DEUS OU NÃO?

         
          Sabemos que Deus criou o mundo, criou também os animais e criou o homem. E Deus viu que isso era bom. Em João 1:3 está escrito: Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele, nada do que foi feito se fez.
          Amados, não podemos duvidar de nada, nada mesmo! Porque o Senhor Deus afirma! “Todas as coisas foram feitas por intermédio D` Ele.”Em Apocalipse 4:11 está escrito: “Tu és digno Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas Tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram existir e foram criadas”.
           Podemos ver e crer que Deus fez sem dúvida nenhuma, todas as coisas.  Tudo o que hoje foi feito, foi pela permissão D`Ele, por intermédio D`Ele e pela vontade D`Ele. Em CL 1:16 está escrito: “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
          Meus irmãos em Cristo, assim como o Apóstolo Paulo nosso irmão em Cristo teve um chamado específico de Deus. Como muitos de nós também temos. Afirmo para vocês que Deus pela misericórdia D`Ele, também me designou a esta missão de anunciar as boas novas para as nações. Isso é promessa de Deus na minha vida, e se é uma promessa, sem dúvida nenhuma creio que Deus vai cumprir, também sei que essa promessa será direcionada por Ele e no tempo D`Ele.
Meus irmãos fico triste quando alguém abre a boca pra afirmar que certas coisas desse mundo não vem de Deus sem pesquisar e sem analisar. Deus tem nos dado discernimento para saber o que vem dele ou não, claro, mas não é com a nossa própria vontade que vamos afirmar algo. Devemos pesquisar e analisar tudo antes de afirmarmos qualquer coisa. Principalmente o povo de Deus precisa ter esse cuidado, pois a bíblia afirma que temos a mente de Cristo.
          Amados desde os 14 anos até o dia de hoje, treino capoeira, e desde 2003 dou aula de capoeira, para anunciar as boas novas do Senhor Jesus. Quando me converti, não quis mais saber de capoeira, porque sabia de muitas coisas de dentro da capoeira que não servem para um cristão, como: músicas consagradas, o batismo, a luta, as adorações a entidades e outros... Porém, certa vez voltando do culto da Igreja, senti uma enorme vontade de ensinar capoeira para ganhar vidas e ensinar o evangelho do Senhor, fui à casa do meu pastor e falei com ele se haveria algum problema de ensinar a capoeira com o propósito de ganhar vidas para o Senhor. Incrível! Ele não só concordou como também cedeu algumas salas da Igreja para que  eu pudesse ensinar capoeira. Foi então que surgiu o primeiro Ministério Evangelistico de Capoeira do Amazonas, no dia 07 de Dezembro de 2003.
          Meus irmãos, Deus age como ele quer e não como nós queremos ou pensamos. Minha esposa é batizada no Espírito Santo de Deus, e Ele sempre a usou em profecias.
          Certa vez, nós estávamos orando de madrugada em casa pedindo confirmação desse ministério evangelistico de capoeira, então o Senhor a usou e disse: “Para de cantar essas músicas de capoeira que não me agradam, esses instrumentos eu te dei para louvar meu nome. Eu te entreguei esse ministério e você vai ganhar muitas mães para mim”. Depois que recebi a profecia naquela noite, eu me alegrei muito por saber que a vontade que eu tive de dar novamente aulas de capoeira, não tinha vindo de mim, mais sim de um grande propósito do Senhor.
Amados, depois daquele dia, sentei todas as noites na mesa de minha casa com minha bíblia para pedir músicas do Senhor, para cantar nas aulas de capoeira. Deus com seu imenso poder me deu várias músicas de dentro de sua palavra, para o ministério.
          No ano de 2004, fui com o Ministério Evangelistico de capoeira para a marcha pra Jesus, quando formei a roda, uma multidão de crentes chegava comigo pedindo para entrar na roda e jogar um pouco, eram pessoas que como eu, treinava capoeira e ao se converterem deixaram de praticar por causa das críticas. Mas quando viram o Ministério Evangelistico de capoeira, glorificaram muito ao Senhor Jesus e muitos me elogiaram dando apoio ao ministério, mas notei também que muitos observavam o que eu estava cantando, porém viram que a boa mão do Senhor era conosco, E não acharam brechas e caíram por terra todas as críticas ali, pois viram que o ministério era para louvar e glorificar o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo. E assim o Senhor foi confirmando o Ministério Evangelistico de capoeira.
          Em um evangelismo com o ministério de capoeira em uma Praça em Manaus, notei que uma senhora não parava de observar a roda com um olhar discriminante,  depois do evangelismo, aquela senhora veio em minha direção e disse: preciso falar com você! Eu disse a ela, estou guardando os instrumentos e já falo com a senhora, ela olhou pra mim e disse com uma autoridade, tem que ser agora! No momento que ela falou eu pensei comigo, essa senhora não me conhece mais quem esta nela me conhece.  Cheguei perto dela e ela começou a falar em línguas estranhas e a dizer: Esse ministério foi o Senhor que te entregou e Ele manda te dizer que você vai ganhar muitas vidas pra Ele! Depois que ela parou de falar ela começou a chorar dizendo: já Senhor eu fiz o que o Senhor me mandou. E isso me chamou a atenção, porque aquela senhora em choro disse: já Senhor, eu fiz o que o Senhor me mandou! Na mesma hora o Senhor me disse: Meu filho aquela senhora estava com ódio no coração por ver você evangelizando através da capoeira, e por isso Eu o Senhor mandei ela falar isso pra você!
          Em outra ocasião uma pessoa de uma Igreja comentou que não aceitava esse ministério, pois dizia que não vinha de Deus. Certa vez ela estava lavando roupa e eu estava tocando o berimbau, ela porém estava zangada, porque estava ouvindo o som do berimbau e por não aceitar que eu estivesse ali tocando e louvando ao Senhor. Então o Senhor falou naquele momento com aquela pessoa e disse: Para de lavar roupa e vai lá na tua casa e abre a bíblia em I.CO 1:27 que diz: “Deus escolhe as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes”. Desde aquele dia aquela pessoa não usou mais a sua boca e sua vontade para afirmar algo sobre esse ministério e que também não vinha de Deus.
           Amados, o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Mt 15: 18-20.
19     Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
20     São estas coisas que contaminam o homem...   Amados, fica fácil pra mim criticar o ministério de rock se eu não gostar de rock, criticar o ministério de funk se eu não gostar de funk, até porque eu não aceito isso no meu coração. Agora será que eu já perguntei ao Senhor se Ele quer ser adorado com isso? Por outro lado Deus não nos colocou como juiz!
          Amados, Deus me levou a lembrar de algo mais profundo nesse ministério. Certa vez o meu Mestre me disse que todas as lutas foram criadas pelos homens observando os animais. O homem certa vez observando os animais, viu que o macaco sempre que se jogava no chão dava um rolamento, o touro se defende com cabeçadas, o bode, o cavalo e vários outros animais se defendem com coices.
          Meu irmão, afirmo a você que Deus criou a capoeira, os escravos foram libertos através da capoeira. Quem coloca no cativeiro é Satanás, Porém, quem liberta é o Senhor Jesus.
          Deus criou o mundo, criou os animais, criou os homens e os homens observaram os animais e criaram a capoeira para se libertarem. Quem é que liberta senão Jesus? Quem é que cria todas as coisas? Por intermédio de quem são criadas?
Afirmo que Deus criou a capoeira, porém o homem por ter maldade no coração deu a Satanás àquilo que Deus criou para libertá-lo da escravidão.
A Bíblia diz em Gênesis 6:5 “Viu o senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”
          Amados a capoeira foi criada no Brasil pelos escravos africanos que vieram para o Brasil no tempo de escravidão, foi criada dentro de mata. O Próprio significado da palavra CAPOEIRA é MATO BAIXO OU MATO CORTADO, A capoeira não foi criada em um terreiro de macumba como alguns afirmam, também não tem ligação com nenhuma religião! Pelo contrario as pessoas que a praticam englobam em suas religiões, pessoas ligadas ao candomblé, macumba, espírita, catolicismo e outras.
          Ainda que a capoeira não tenha por verdade a teoria de ter sido formada do homem observando os animais, e esta teoria não comprovada, não venha ser o fato pelo qual a capoeira foi criada, Ninguém pode negar que no mundo espiritual a capoeira foi usada por Deus na libertação dos escravos. Pois os escravos usaram a capoeira para se libertar, e como eu disse Quem liberta é Deus! Também afirmo a vocês que nada é de Satanás, nada! Creio que tudo que há hoje foi feito por intermédio de Deus e por sua vontade (Jo 1:3). Porém amado, se você não crer assim ou não entende os mistérios do Senhor, faça como Gamaliel em Atos 5:38-39 que diz: Agora, vos digo: se esse conselho ou essa obra vem de homens perecera; mas se é de Deus, não podereis destruí-la, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus.
          Certa vez a cantora e vocalista da banda Diante do Trono, Ana Paula Valadão, em um show em Salvador (Bahia), relata em um dos seus livros que em uma de suas músicas que ia cantar, derrepente ouviu o som de berimbau e vários homens entraram tocando o berimbau no meio do seu show, ela ficou sem saber o que fazer, pois também sabia como muitos, como era o passado da capoeira e do berimbau, então começou a orar e pedir direção de Deus, então o Senhor disse a ela: Quem te disse que esses instrumentos não servem para me louvar? Foi então que ela levantou sua voz e cantou com um grande tom de alegria, e assim o Senhor foi confirmando o Ministério Evangelistico de capoeira.
          Uma das coisas que muitos não sabem, é que o berimbau tem o formato de uma harpa! E praticamente é o único instrumento musical de uma corda só. Em I Samuel 16:23 diz: E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
          No ano de 2003, procurando na Internet algo sobre a capoeira gospel, descobri que em São Paulo havia um grupo de capoeira e já tinha inclusive cd’s com musicas evangélicas. Era o grupo do mestre Serginho da Maré, ele leva esse trabalho gospel há 11 anos desde 1994. Então ele passou a mandar tudo sobre capoeira gospel para meu ministério, e em Janeiro de 2004, o grupo do Serginho saiu em destaque de um jornal evangélico em São Paulo, pela facilidade de atrair pessoas para a Igreja, e pelo trabalho gospel com a capoeira. Em uma das suas entrevistas, ele conta como se converteu e como não queria largar a capoeira por ter se convertido. Então começou a orar a Deus para lhe dar direção, e depois de alguns dias o Senhor mandou ele ler o que estava escrito em 1CO 1:27. Foi à confirmação pra ele começar o ministério de capoeira em São Paulo.
          Hoje, no ano de 2010 participando de alguns congressos pelo Brasil, pude adquirir cds e dvds de capoeira gospel como do grupo ABA-PAI do professor e Presbítero Helio da Igreja Renascer de São Paulo, cd capoeira com uma missão do mestre suíno e Pastor Eitor da Igreja dos Capoeiristas em Goiânia GO, cd, Exército de Cristo do contra mestre e Diácono Alex de Brasília DF da Igreja Sara nossa Terra, cd do grupo Jovem Forte do contramestre e Pastor Antônio e outros... ­­­­­­­­­­­­­
          Um grande Pastor amigo meu, esperou quatro anos ao decorrer do ministério pra me dizer algo! No inicio de 2008 ele me perguntou: Gilson me mostra onde esta na bíblia que capoeira é ministério? Eu lhe respondi em nenhuma parte da bíblia, ele disse: é verdade não existi ministério de capoeira, porém se você colocar ministério evangelistico de capoeira ai você passa e ter respaldo bíblico, pois esta escrito em Ef 4:11, “E ele mesmo concedeu uns para Apóstolos, outros para profetas, outros para EVANGELISTAS e outros para Pastores e Mestres”. Pois a capoeira tem sido um instrumento de evangelismo, para pregar a palavra e de ganhar vidas.
            Foram situações e afrontas que tivemos que enfrentar pra chegar até aqui, mas foi preciso passar por todas elas para que estabelecêssemos esse trabalho no alicerce de Jesus Cristo, ao qual ninguém pode fazer nada sem a sua permissão. 
           Meu Amado você acha mesmo que Deus vai deixar algo vir à existência se Ele não tiver um plano ou um propósito? Será que Deus vai chamar alguém para ser missionário e pregar o evangelho as nações, sem um plano? Será que você pensa mesmo tão alto quanto Deus? Acho que não!
           Depois de você ler tudo isso que eu escrevi direcionado pelo Espírito Santo, e tendo começado esse documentário somente com 06 meses que aceitei a Jesus sem nunca ter lido a bíblia ou freqüentado uma Igreja evangélica, pense se Deus realmente não criou todas as coisas ou se existem por um acaso!
            Amado não negligencie tudo isso.  Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito ( Tiago 1:22-25).

           
           Lembre-se: DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DESSE MUNDO PARA ENVERGONHAR AS SÁBIAS E ESCOLHEU AS FRACAS DESSE MUNDO PARA ENVERGONHAR AS FORTES.
E DEUS ESCOLHEU AS COISAS HUMILDES DO MUNDO, E AS DESPREZADAS, AQUELAS QUE NÃO SÃO PARA REDUZIR A NADA AS QUE SÃO. AFIM DE QUE NINGUÉM SE VANGLORIE NA PRESENÇA DE DEUS.
I CO 1:27-29


Autor: Gilson Araújo de Souza, Contra Mestre de Capoeira e hoje um dos Pastores da Igreja de Cristo Ministério Apostólico em Manaus no Amazonas-Brasil.
Palestra em Igrejas e Congressos. Contatos (092) 9162-8574/ 3233-8315




TESTEMUNHO DO MINISTÉRIO



          Meus irmãos, algo que nós fazemos muito no Ministério Evangelistico de capoeira é orar. Pedir direção de Deus para cada pessoa que entra no ministério, pelas dificuldades e pelas bênçãos. E no rosto de cada pessoa, de cada criança, rola lágrimas quando é compartilhada a realidade do seu dia-dia. Os corações estão quebrantados diante do Senhor, pois só Ele pode mudar a história de uma pessoa, e a certeza de cada um é alcançar as bênçãos e a vitória no Senhor.
          Nós colocamos cada pedido ali na oração depois do treino, cada pessoa ora pelos pedidos e o resultado é tremendo. Deus não resiste um coração quebrantado, Ele ver suas crianças chorando e pedindo ajuda, então Ele levantava suas mãos para abençoá-las.
          Grandes coisas o Senhor tem feito em nosso meio. Crianças e jovens tem conhecido a Jesus e entregue sua vida ao Senhor por meio de sua palavra, vidas tem sido restauradas do meio das drogas, lares tem sido restaurado por meio de jovens que tem confiado e acreditado em Jesus.



Foto do jornal local- Diário do Amazonas












COMO FUCIONA O MINISTÉRIO


          Amados qualquer ministério só vai para frente se você deixar Deus estar à frente do trabalho. Não queira de jeito nenhum levar na força do seu braço é perca de tempo. Tiramos o termo (grupo), pois a ênfase seria da capoeira e não é esse nosso objetivo, e usamos (Ministério) pelo fato de evangelizarmos, pela palavra pregada, pelas vidas ganhas e por Jesus nosso Senhor. Todas as regras da capoeira foram mudadas. Quem dirige é o Espírito Santo e é ele quem muda, capacita e edifica.
          1º Passo do ministério: Ganhar vidas;
          2º Passo do ministério: Firmar vidas;
          3º Passo do ministério: Treinar para estar á frente de um trabalho;
          4º Passo do Ministério: Enviar as nações, pois esse é também um ministério missionário.
          Quando as Igrejas Estrangeiras souberem que a capoeira é uma estratégia para atrair jovens para dentro da igreja. Muitas delas vão mandar buscar professores de capoeira no Brasil e concerteza aquele que já leva um trabalho Cristão. Torna mais fácil evangelizar, quando forma a roda muitas pessoas param para olhar e depois fica fácil de pregar a palavra.
           No ministério você treina, deixa o templo do Espírito Santo que é nosso corpo saudável. Ensina a palavra de Deus, faz vontade D`Ele, que é o Ide e ganha vidas para Jesus, e louva ao Senhor, com instrumentos e palmas e ainda ganha remuneração, pois a capoeira também é uma profissão.
          O mais interessante é que são várias pessoas que entram no ministério de capoeira gospel e você não dar conta só. Então envia algumas delas para outros líderes de células ou grupos familiares, assim como na pesca maravilhosa que Jesus manda os discípulos jogarem a rede, e na ora de puxar eles chamam outras pessoas pra ajudarem, a puxar a rede, pois eram muitos peixes. Assim acontece na capoeira você precisa trabalhar em conjunto com a Igreja e lideres para acompanhar e consolidar cada jovem que entra na capoeira, é preciso que você direcione jovens que entram na capoeira para alguns lideres de célula e também os direcione para o culto da sua igreja. Assim esse jovem será acompanhado na capoeira, na célula e no culto pelo Pastor esse é o resultado da pesca maravilhosa todos trabalham
          Quando começou o ministério na nossa Igreja, rapidamente o grupo de jovens triplicou e de um grupo pulou para três, é impressionante o crescimento!















AS TRIBULAÇÕES E REAÇÕES DE SATANÁS CONTRA O MINISTÉRIO


          Se você ainda tem duvida desse trabalho e ainda acredita que não é de Deus, veja como o diabo tem se levantado para impedir esse ministério. Assim como os fariseus tentavam impedir Jesus em Mt12:26 E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
27     E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.
28     Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
          Amados se essa obra é do diabo. Então porque ele tem se levantado contra ele mesmo? Observem!
          Certa vez estava orando e o Senhor usou uma profetiza e me disse: “Para de dar esses instrumentos que eu te dei, para os meninos da capoeira, pois eles ficam tocando músicas que não me agradam senão esses instrumentos vão quebrar”. Como sempre após os treinos nós conversamos, então contei aos meninos o que o Senhor tinha me dito. Então eles começaram a dizer que alguns estavam tocando pagode e outras músicas do mundo com instrumentos de capoeira, pois nossos instrumentos são ungidos e ficam alguns dias no óleo ungido antes de ser usados. Então fiquei alguns dias sem emprestar os instrumentos, e nós nos reunimos e fizemos uma oração pedindo que Deus nos perdoasse.
          Meus irmãos no dia em que a Igreja fez um retiro, o ministério foi, e todos os alunos, e lá foi uma coisa tremenda, muitas libertações. E um caso que chamou a atenção do ministério foi que uma aluna caiu opressa pelo inimigo, então ela chegou na minha direção e disse: Tu nunca vai ser feliz, nunca vai arranjar emprego porque eu não vou deixar! Basta esse ministério de capoeira pra me dar dor de cabeça.
          Amado foi ai que vi que esse ministério vinha de Deus e que o diabo não estava contente comigo, e esse ministério estava fazendo efeito no reino das trevas.
         Meu irmão biológico recebeu um recado de um jovem que disse: Fala pra teu irmão que o diabo mandou o nome dele pro terreiro de macumba. Este jovem é ôgam e toca tambor em um terreiro de macumba.
          Dois jovens que acabaram de aceitar a Jesus no ministério foram pegar bombom em um terreiro de macumba no dia de Cosme e Damião, os “Pais de santos” do terreiro fintando os olhos pra eles disseram: O que vocês fazem aqui? Vocês não são da capoeira de Cristo? Vão embora agora! Como os macumbeiros sabiam que eles eram de Cristo?
         Certa vez, deixando uma irmã após o culto em sua casa, lá ela pediu pra se reconciliar com Jesus, eu perguntei por que a senhora não se reconciliou na Igreja?, Ela me disse: O diabo disse que se eu me reconciliasse ele iria explodir teu carro, eu fiquei com medo e não fui ao altar.
          Estávamos orando pela viagem que íamos fazer para o primeiro evento do grupo Gaditas capoeira gospel em Boa Vista Roraima. Uma aluna conta que certo dia ela acordou de madrugada para orar por sua ida ao evento. Quando estava orando sentiu algo lhe sufocar, ela então com muito medo parou de orar, depois de algumas horas acordou de novo para orar, e novamente sentiu algo lhe sufocando, foi quando ela decidiu não parar de orar continuou e em alta voz clamando por Jesus e instantaneamente aquilo foi passando, quando parou de orar ouviu um grande som de tambor que vinha de um terreiro de macumba perto de sua casa. Pois os mesmos passaram a noite no batuque. Você deve esta argumentando como? Pois a bíblia diz que aquele que é de Deus o diabo não pode tocar! Amado analise bem o versículo: aquele é nascido de Deus e não vive em pecado Deus os guarda, quando não há legalidade, pois quando há legalidade ele vem como leão procurando alguém para tragar!
          Quando comecei o trabalho com capoeira dentro da Igreja, não era casado com minha esposa, você deve esta perguntando o que isso tem haver? O que tem haver! Tudo, principalmente no mundo espiritual, pois quem vive junto e não é casado vive no pecado de funicação e isso é uma grande legalidade em tua vida, ao mesmo tempo você coloca sua família em risco, veja o que aconteceu em minha casa. Minha filha de três anos começou a ver o espírito de uma mulher dentro de casa ate que este espírito um dia a possuiu. Orando ao Senhor descobri que era um espírito chamado mariazinha, e por mais que eu orasse, jejuasse e ungisse minha casa, o espírito sempre ia voltar, pois havia uma brecha que era meu casamento. Tudo acabou quando resolvi casar.  Também deixo o alerta pra quem quer levar qualquer tipo de ministério dentro da Igreja e não é casado, mas vive junto, fica aqui minha experiência!
          Fui convidado pra um evento de capoeira de um grupo em Manaus, no decorrer do evento uma senhora começou a dançar e rodar no meio do evento, logo percebi que ela estava possessa com alguma entidade maligna, fiquei ali a observa quando ela veio em minha direção, imediatamente eu lhe disse O Sangue de Jesus  tem poder! Ela com o riso irônico tocou em meu peito e saiu, dias depois comecei a sentir uma dor na região do peito, contei ao meus Pastores o que tinha acontecido e eles me disseram o diabo não estava satisfeito da minha presença ali, eles oraram sobre mim e a dor sumiu como que tivesse caído por terra como escamas.
          Amados o diabo di certa forma, tentou me paralisar com a ação desta senhora, e apesar da dor no peito, neste dia não me deram oportunidade de falar de Jesus. Essa foi uma experiência amarga. De estar em um lugar regido por satanás e musicas regidas para ele, sim essa foi minha legalidade o diabo não brinca ele espera oportunidades e se ele encontra vem como leão.
         Uma das coisas em que o Senhor tem me usado a mim e minha esposa é em reconciliações de casal e restauração de casamento, glória a Deus por isso! Porém nunca senti tão tamanho peso espiritual na minha vida como a batalha que tenho tido com o ministério de capoeira.
          Amado até aos dias de hoje! O diabo tem levado uma multidão de pessoas para o inferno através da capoeira mundana.  E minha pergunta é. Quem vai evangelizar esse povo?  Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?  E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas (RM 10:14-15). Também ti pergunto será que o diabo esta satisfeito com esse trabalho? Será que ele esta quieto ou contente com esse ministério? Meu Irmão eu preciso de sua ajuda em oração, pois o diabo esta furioso, e eu bem sei que, sem o sangue de Jesus eu não poderei fazer nada! Orai por mim pois essa porta me foi aberta para pregação do evangelho, porém há muitos adversários.







AS BÊNÇÃOS ATRAVÉS DO MINISTÉRIO



          Tive um aluno que nós orávamos muito por ele, pois queria servir o Exército, e ele está hoje no Exército.
          Tudo que tenho e tudo que sou são fruto das orações do ministério, cada criança tem pedido para o Senhor me abençoar de forma maravilhosa, jamais pensei ter o que tenho, é bem diz a palavra do Senhor em Deterionômio 28:2 que essas bênçãos te alcançaram se ouvires e obedeceres a voz do Senhor teu Deus.
          Tivemos a cura da mãe de um aluno que estava com uma cirurgia marcada e o Senhor a curou de mioma. Deus também abriu as portas da RBN para nós divulgarmos o ministério.
          Certa vez um aluno chegou com uma conta de luz acima da renda de sua mãe, nós oramos e Deus usou uma pessoa para pagar a conta de luz. E no mês seguinte a fatura veio paga. Você crê nisso?
          Um aluno pediu oração por sua família, pois seu pai estava deixando sua mãe, pedi aos alunos que orassem como se fosse sua própria família, os pais se separaram, porém nós não deixamos de orar pela restauração da família desse aluno, sempre após o treino nós orávamos, depois de alguns meses em oração o Senhor restauro sua família e seus pais tiveram outro filho.
          Também tive um aluno que soube que seu pai foi preso em Brasília no DF, passamos a orar muito, pois aquele pai não tinha ninguém conhecido que pudesse lhe ajudar. Nem advogado, nem família , nem ninguém, sua sentencia era de 2 à 10 anos. Passamos a orar constante após o treino, depois de alguns meses meu aluno recebeu uma ligação de seu pai dizendo que estava livre e estava voltando pra casa!


Foto- Kombi do Ministério de capoeira resgate vidas e nações.



PORTAS ABERTAS


          Em Apocalipse 3:8 diz: Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta a qual ninguém pode fecha, que tens poucas forças, entretanto guardaste minha palavra e não negaste meu nome.
           Quero testemunhar o que Deus tem feito no Ministério. Em 2004 participamos do programa de rádio Rodas dos adoradores na rádio da RBN Rede Boas Novas, em dezembro de 2006 participamos do primeiro festival jovem profeta do MIR (Ministério Internacional da Restauração) com mais de 6.000 jovens reunidos Em 2007 Deus abriu a porta na Escola  Instituto de Educação Boas Novas (IEBN) das Igrejas Assembléia de Deus. Minha filha estudou lá, somente pelas apresentações de capoeira evangélica, meu grupo inaugurou a faculdade da família das Igrejas Batista, em 2009 participamos pelo 6º ano da marcha para Cristo em Manaus com destaque no programa de televisão da Igreja Missão Global, Também saímos em destaque no Jornal Diário do Amazonas, participamos do programa de televisão FALA AÍ da Tv cultura.
          Em maio de 2009,2010 e 2011 participei do V,VI E VII encontro nacional de capoeira de Cristo em Goiânia (GO) e em Outubro do v encontro nacional de capoeira de Cristo em São Paulo (SP) com encerramento na marcha pra Jesus
           Através desse trabalho outros foram abertos em vários lugares como: Na França com o mestre Costa e em Boa Vista com o Professor Alcyr.  Pará com o irmão Manoel, e Tocantins com o Irmão Jean.Nosso ministério serviu de confirmação para iniciar seus trabalhos.
          O ministério faz parte de duas bases missionárias, AJI (Aliança Jovem Internacional) e GD (Guerreiros de Deus). Fizemos algumas apresentações na
Igreja da Assembléia de Deus no bairro do Manôa da área 34, e na Assembléia de Deus no bairro do Novo Israel área 09. Na Igreja Monte Sião, na Igreja  Ministério Internacional Fé Apostólica, na Igreja Batista Redenção, na Igreja Universal, na Igreja Comunidade Família da fé, na Assembléia de Deus Bom Samaritano, na Igreja de Cristo Ministério Apostólico, na Igreja evangélica Nova Vida, na Igreja Wesleyana e na Igreja IDPB.
 Fizemos à abertura do evento DESPERTA MANAUS e também apresentamos na Escola Batista Ida Nelson e na Faculdade Uni Norte, todas essas apresentações, como grupo de capoeira evangélico, para a glória de Deus, amém!!!
Foto- troca de graduação, na Igreja Batista Redenção.


MEU TESTEMUNHO


          Moro há cinco metros da frente da casa de um pastor, e sempre que tinha grupo familiar na casa dele, eu ficava com o som alto, e bebendo com meus amigos em casa.
          Um dia a líder do grupo familiar me fez um convite para participar do grupo, e eu fui, e continuei indo por um mês, até que fui convidado para ir a igreja e lá me senti muito feliz, todos me cumprimentaram e me abraçaram.
          Certo dia eu estava esperando meus amigos do trabalho a acabarem de almoçar, bem ao lado do hospital 28 de agosto na rua recife, e vi uma senhora toda vestida de crente no sol de meio dia e aí eu disse: Tomara que essa mulher não venha falar nada de crente pra mim. Então ela passou por mim mais quando passou uns seis metros ela olhou pra trás e voltou lá comigo, e perguntou se eu era da igreja? e eu disse que não, e ela disse: a você é católico! Então ela começou a falar de Jesus pra mim, eu ouvi tudo e depois ela foi embora.
          Um dia ia ter uma vigília na igreja e o pessoal do grupo Familiar me convidou, mais eu disse que não ia dar pra ir, por causa do concurso que eu iria fazer no outro dia de manhã. Porém chego o dia da vigília e o carro do meu pai não estava funcionando, e o ônibus da igreja já estava cheio, tava dando tudo errado pra eu não ir. Porém apareceu uma vaga no ônibus e eu fui.
          Chegando lá louvamos e adoramos o Senhor e então uma senhora foi ministrar o culto, ela falou que aceitou Jesus pela dor e disse que até hoje vive para fazer a obra do senhor, e ela disse que um dia Jesus falou com ela e disse pra ela evangelizar e falou o local pra ela ir, que era no hospital 28 de agosto. Então ela foi e chegando lá começou a falar de Jesus para todos que ali estavam, e quando ela estava indo embora, passou por um rapaz e quando chegou a uns seis metros desse rapaz, Deus lhe falou: Volta lá com aquele rapaz e fala de mim pra ele, porque um dia ele vai ser missionário e vai viajar muito pelo mundo anunciando meu evangelho.
          Eu estava sentado lá atrás de cabeça abaixada e quando ela começou a dizer isto eu fui me lembrando daquele dia e quando olhei pra ela meu corpo começou a tremer e eu não enxergava quase nada, comecei a chorar muito, que nem criança. Depois me levantei e fui lá com ela e disse que aquele rapaz de quem ela estava falando era eu, então ela começou a gritar e glorificar a Deus.
           Desde aquele dia eu vi que tinham um compromisso com Deus, minha vida mudou para melhor em todos os sentidos, e eu procuro servi-lo ate hoje.
          Aceitei Jesus como meu Senhor e salvador no dia 26 de Junho de 2003 no grupo familiar. Liderado pela irmã Cristina santos, mulher Ousada e Usada por Deus, foi ela que me fez o convite para participar do grupo familiar e a aceita a Jesus.

“Não me escolhes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei para que vades e dei fruto e o vosso fruto permaneça: A fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao pai vo-lo conceda” (Jo. 15:16).

Pastor: Gilson Araújo de Souza
Fone: 092 3658-4436/9162-8574






UM CHAMADO ATRAVÉS DA CAPOEIRA !


          Amados irmãos venho através desse documentário, falar o que Deus tem ministrado em meu coração sobre o ministério Evangelístico de capoeira.
           Tenho tentado esclarecer esse trabalho dentro da palavra de Deus. Quebrando a tradição da capoeira que a bíblia condena e avançando pelo respaldo da palavra de Deus.
          Meus irmãos, nós servos de Deus devemos ter como base de vida, a palavra de Deus. Sobre nossa vida, família, filhos, ministério e Igreja. A palavra de Deus deve ser o nosso alicerce.
          Quando você sentir no coração de abrir um ministério em sua Igreja, ore a Deus pedindo confirmação, para você não se frustrar depois, e não abrir legalidade na sua vida com heresias que contradizem a própria palavra de Deus.
          Amados irmãos sabemos que satanás tem levado milhares de pessoas para o inferno através da capoeira. Pois músicas de mandinga (FEITIÇARIA) e adoração a outros deuses celebram a ele nas rodas de capoeira.
          Porém desde 2003 eu tenho usado a capoeira como instrumento de Deus. Iniciei o trabalho de capoeira em uma Igreja Batista, onde até o dia de hoje funciona o ministério, comecei a dar aula com o objetivo de ganhar jovens para a minha igreja, porém levava a capoeira do jeito do mundo dentro da igreja. E logo veio a repreensão do Senhor. Eu estava orando com minha esposa, então o Espírito Santo a usou e me disse: Para de cantar essas músicas que não me agradam, Eu ti dei esses instrumentos para louvar meu nome e teus alunos estão cantando músicas do mundo que não me agradam. Eu ti dei esse ministério e você vai ganhar muitas mães pra mim. Depois desse dia orei ao Senhor pedindo músicas. Hoje temos CD’S missionários de capoeira que mandamos buscar em SP e muitas músicas que tiramos da palavra de Deus.
          Amado, tenho muitas bênçãos para contar do ministério. Porém quero testemunhar que pra chegar até onde estou, foi muito tratamento de Deus na minha vida, e principalmente, muitas renúncias em geral como: amigos, conversas que não edificam e principalmente renunciar a própria capoeira do mundo e etc... Amados dificilmente você ver na bíblia Deus usar alguém de uma hora pra outra, todo chamado passa pelo Kairós de Deus, ou seja, pelo tempo de Deus e esse tempo é necessário para o tratamento e a mudança de caráter.Veja o exemplo de Moisés que ficou 40 anos no deserto tendo o caráter tratado para voltar ao Egito e pregar a palavra, e Apostolo Paulo que depois de 14 anos volta a Jerusalém para pregar a palavra, o Próprio Jesus esperou o kairoz de Deus e depois de 30 anos começou a pregar. Talvez você também conhece alguém que vivia uma vida no pecado e ao se converter quis assumir cargos, responsabilidades ministeriais ou quis esta na linha de frente de qualquer trabalho na Igreja. São poucos ou quase nenhum que conseguiram se firmar. É o que acontece também dentro da capoeira Vejo mestres, professores e outros que se convertem e automaticamente por vontade própria querem abrir um trabalho de capoeira em sua Igreja. As vezes não oram, não jejuam, não se preparam, e o que tenho visto são mestres se frustrando e dando soco no vento como diz Apostolo Paulo. São pessoas que não entende que Deus não derrama vinho novo em odres velha, e óleo de unção em vaso rachado, é questão te tempo pra esvaziar.
          Amados Deus não usa vaso cheio! Devemos nos esvaziar de nossos conceitos, pensamentos e principalmente da soberba, pois a palavra de Deus afirma que Deus resisti ao soberbo Tg 4. Tudo isso tem impedido muitos capoeiristas terem êxito na obra do Senhor. Veja o exemplo de Jesus em FP 2:5-8 Ele se esvaziou sendo Deus e se tornou SERVO. E o exemplo de Paulo em FP 3:8 que considera todo seu conhecimento e título como esterco (MERDA OU ESTRUME). Ou seja, Paulo desconsiderou seus títulos, e tudo que tinha aprendido com todos os seu estudos, em relação à palavra de Deus não eram NADA!
           Pra você levar um trabalho de capoeira pra Jesus você tem que se converter! Depois de andar quase três anos com Pedro, Jesus disse a ele, Quando tu te converteres cuida dos teus irmãos (Lc 22:32). Quanto tempo você tem nos caminhos do Senhor mesmo?Quase três? Você também deve abrir mão das coisas do mundo, em II Co 5:17 diz: Se alguém está em Cristo é nova criatura, eis que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. Tudo se fez novo? Como é o nome do teu grupo mesmo  que você diz ser pra Jesus? Há, ainda é o nome do grupo antigo do mundo, sei! Depois que você se converter, converta também a capoeira. Em RM 5:20b diz: Mais aonde abundou o pecado superabundou a graça. Mude também a linguagem, principalmente as musicas que são de adoração ao diabo. No livro de Tito cap 2:8 diz: Linguagem sadia irrepreensível  para que o adversário seja envergonhado. Não tendo indignidade nenhuma que falar ao nosso respeito.
          Hoje vejo mestres, professores de capoeira que se converteram e ainda jogam capoeira do mundo, cantam e batem palmas para satanás nas rodas de capoeira. Em II Co 6:16-45 diz: Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos: portanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão há com a luz e as trevas? Que harmonia entre Cristo e o maligno? Ou que união do crente e do incrédulo? Outros se dizem ser cristão, porém não tem coragem de falar de Deus na roda de capoeira, negando assim a sua fé e principalmente a Jesus, e nem seus mestres sabem que ele é evangélico. Outros abrem um “ministério” de capoeira na sua igreja, ensinam a bater, a dar rasteira, cantam musica do mundo etc. levam a obra de Deus de qualquer jeito. Em Jr 48:10 diz: Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente. Já presenciei mestre que pregam no inicio da roda e depois deixam o ritual da capoeira rolar solta. Em EF. 5:11-12 diz: Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; Antes, porém, reprovai-as porque o que eles fazem em oculto, só referir é vergonha. São pessoas que muitas das vezes não entendem o contexto da bíblia e arranjam pretexto! Já ouvi pessoas evangélicas dizer que seu grupo tem que se destacar nas rodas do mundo, ainda que tenha que revidar uma briga e não apanhar na roda, pra depois seu grupo não sair como capoeira gospel dos trouxas. Um até usou o antigo testamento dizendo que: o povo de Deus guerreava, matavam e venciam a batalha através de lutas. E por outro lado esquece que Jesus disse: se você levar uma tapa em uma face do rosto dê o outro lado. A bíblia deixa bem claro dê o outro lado e não diz pra revidar!  E duro é pra um capoeirista cair na roda sem revidar.                                       Amado será que você tem participado da ceia do Senhor em paz? Como?  Por outro lado a bíblia diz: se você lembrar que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferta e vai pedir desculpa a ele! A bíblia também diz: orai pelos os que te perseguem e amai teu inimigo. Como Cristão eu devo me comporta como tal e como a bíblia diz. Ou realmente  devo revidar pra que eu não saia da roda como capoeira gospel trouxa?                           Amados, realmente devemos nos destacar nas rodas de capoeira sim! Porém, não como bam bam bam! E sim como Cristão em I PE 2:9 diz sacerdócio real povo santo. É isso que o mundo tem que ver em um cristão o sangue de Cristo em nossas vidas! Tenho pedido ao Senhor o maior grupo de capoeira do mundo, não em quantidade mas em Santidade. Vejo mestres dizendo que seu grupo tá na cidade tal e país tal, e que têm tantos mil alunos. São pessoas que vivem de IBOPE. Vou dizer por quê. Em uma Igreja em Manaus certa líder dizia ter mais de tantos mil discípulos e isso chegou ao ouvido de seu apostolo, certo dia esse apostolo pede uma reunião só com os tantos mil discípulos dessa líder. Resumindo, no dia da reunião não apareceram nem trezentas pessoas.... A bíblia diz : aquele que pensar ser alguma coisa não sendo nada engana a si mesmo GL 6:3. Veja o que aconteceu com Davi: em . ICr 21:1  ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a levantar um censo de Israel. Davi passou a se engrandecer por ter muitos homens ao seu lado e deixo de confiar em Deus! E isso diante de Deus é SOBERBA, é uma herança MALIGNA deixada por satanás. Logo vimos que satanás incitou Davi a se engrandecer diante de tantos mil homens. Por outro lado se Deus chegar com você te pedindo conta desses tantos mil alunos que você diz que têm, quantos vão se apresentar como cristã? Pense nisso!
          Amados, porque as igrejas não aceitam a capoeira? Não é por causa do esporte, E sim pelo o que acontece em oculto, às músicas e as violências. E também porque faltam homens valentes e corajosos para fazer a obra de Deus verdadeiramente através da capoeira, e consagrar seu grupo a Jesus, somente a Ele em I JO 5:18 diz: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado, aquele que é nascido de Deus os guarda e o maligno não lhe toca. Capoeirista que se diz ser cristão e não sabe diferenciar entre capoeira do mundo com suas tradições, e quando sabe, não as deixa por vários argumentos. Precisa morrer e aceitar a Jesus novamente!  Muitos  mestres e professores ainda tentam associar a capoeira do mundo com a capoeira de adoração ao Senhor! E a pergunta é? Que associação há entre Deus e o maligno?
          Meu irmão, Deus não lhe chamou pra ficar no meio do muro tome uma decisão no seu grupo adore o Senhor através do berimbau, palmas, cânticos de louvor e adoração a Ele! Qual é o teu trabalho através da capoeira pra Jesus? Porque teu grupo ainda não é reconhecido como grupo de Jesus? E porque as igrejas te ignoram como capoeirista? Quando você tomar uma decisão verdadeira no teu grupo e na tua vida, essas interrogações vão sumir da sua vida!
          Após o treino pregue a palavra para seus alunos, em Jo 8:32 diz: Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará. Você pode formar grandes homens de Deus no seu ministério, lideres, missionário e outros amém!
          Para você levar um ministério de capoeira você deve colocar Deus em primeiro lugar. Coisas que muitos não estão dispostos a fazer, deixar mestre e se desligar do grupo do mundo e das rodas do mundo.
          Meus irmãos eu deixei de ser formado professor em 2006 por deixar meu grupo e levar esse trabalho evangélico. Pois os capoeiristas do mundo não entendem a verdade de Deus, acham que as musicas cantadas nas rodas não tem nada haver, a agressão é normal e faz parte do jogo e que tudo isso é um esporte, porém eu lhes digo quando você não adora a Deus, você esta adorando ao Diabo.
          Em MT 12:30 diz: Quem não é por mim é contra mim, quem comigo não ajunta, espalha. Você deve esta sendo pressionado com tudo isso que você esta lendo, pois é esse o motivo de você ter adguiriu este livro, esse pode ser teu Getsemanim o lugar da prensa. Pois no meio da prensa as impurezas saem e só fica o óleo precioso da unção, também em meio as dificuldades os covardes se rendem e os valentes se destacam.






OBRAS OCULTAS NAS RODAS DE CAPOEIRA


          Em I Pedro 5:8 diz: Sedes sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
          Meu amado se você olhar ao seu lado ou para traz de você, não vai enxerga nada! O diabo e seus demônios são espíritos e nem todos conseguem ver o seu jeito de agir. Então vigie !
          Meu mestre chegou de Salvador e me disse que quando começam algumas rodas de capoeira, muitos mestres e também “Pais de Santo”, derramam incenso na roda, consagrando para o Diabo. Um dos meus alunos me disse que certa vez jogando na Praça da Saudade em (Manaus), um professor foi incorporado por uma entidade maligna chamada Preto Velho, que se manifestou na roda. Pense bem meus amigos capoeiristas cristãos, antes de você ir para uma roda mundana somente jogar, pois satanás sabe que você é luz e pode tentar contra a sua vida nas rodas do mundo.
          Fiz um curso de capoeira com um dos melhores mestres de Manaus e descobri que esse mestre era da Umbanda e que era Ôgam e sempre cantava música para entidades malignas nas rodas.
          Meus amigos, fazer a obras de Deus requer andar segundo sua vontade, não segundo as trevas. Hoje tenho visto Pastores contratando capoeiristas do mundo para levar trabalho na igreja, meus irmãos sei que seu objetivo e ganhar vidas para o reino de Deus, porém quando você contrata um capoeirista do mundo, você deixa suas ovelhas a disposição do lobo e as portas de sua igreja abertas a rituais e coisas ocultas da capoeira do mundo que você não conhece. Já vi professores ensinando o aluno a dar escalões e a gingar com as mãos fechadas, incentivando o aluno a violência dentro da igreja. Em outra ocasião vi um mestre de um grupo do mundo tirar o nome do grupo evangélico e colocar o nome do seu grupo de capoeira do mundo dentro da igreja.
          São esses tipos de coisas que você amigo Pastor fica sujeito quando contrata alguém do mundo para dar aula na sua igreja. Em PV 26:2 diz: Não há maldição sem causa, a bíblia deixa bem claro. Sem causa! Em ML 3:9 diz: Com maldição sois amaldiçoados.
          As Igrejas precisam de capoeiristas verdadeiramente cristãos e tementes a Deus e que use a capoeira verdadeiramente para obra de Deus, que cantem louvares a Deus e batam palmas somente a  Ele.


Foto-Troca de graduação, na Igreja de Cristo Ministério Apostólico.


MISSÃO ATRAVÉS DO MINISTÉRIO


          Também posso ver Mestres e professores de capoeira, conhecendo o mundo e pregando a palavra de Deus no exterior através da capoeira. Pois muitos convites virão das Igrejas para buscar professores de capoeira evangélicos para missão de anunciar as boas novas através da capoeira. Hoje cerca de 70% dos missionários Brasileiros em missão pelo mundo a fora, são patrocinados ou enviados por países estrangeiro. Países que mandam buscar pessoas preparadas, e convictas do seu chamado missionário para uma grande obra!
           A capoeira tem sido a ponta da espada, por onde a palavra tem entrado em alguns lugares! Pois quando se forma uma roda de capoeira o louvor através do som do berimbau contagia as pessoas o jogo envolve o sentimento através de uma emoção, e por esse motivo a capoeira gospel tem quebrado barreiras. Estando hoje, em ONGS, Departamentos Esportivos, Escolas, Igrejas, Universidades e também tem auxiliado a ONU em Países em crise de Guerras como por exemplo o Haiti, onde a capoeira tem trazido à paz em meio às guerras e miséria. A capoeira gospel tem sido o sonho de Deus em todos os lugares!
          Nosso objetivo é ganhar vidas, consolidar e treinar para estar à frente do trabalho como ministro do evangelho e enviar para as nações.
          Sabendo que Deus não escolhe pessoas capacitadas, porém Ele capacita os escolhidos! E por esse motivo devemos nos preparar, ou seja, nos deixar ser capacitados por Deus. (I Pe 5:10)



Experiências com Deus


Amados a bíblia nos ensina que Deus é Deus de gerações. Deus de Abraão, Isaac e de Jacó, e se olhamos para vida de cada um deles iremos ver que tanto Abraão como Isaac e Jacó tiveram experiência com Deus, todos tiveram sua experiência com o Senhor.
Abraão por varias vezes deve a visita de anjos do Senhor em sua tenda e o próprio Senhor falava com ele pessoalmente---------------- Isaac que também teve sua experiência no cap 26 Deus manda ele ficar em um lugar deserto, e ali Deus o Prospera, Jacó que lutou com o próprio Deus e deu o nome do lugar de Peniel.
O que quero mostra com esses fatos é que todos nos precisamos ter uma experiência com nosso Deus e não conhecê-lo só de ouvir falar. Precisamos provar as experiências do Senhor em nossas vidas, e não viver de experiência dos outros, também digo a você não queira viver de unção passada, viva a cada dia um experiência nova com o Senhor. Também deixo aqui um versículo que tem me respaldado muito em minhas ousadias e buscas diária com meu Deus, Atos 1:8 diz: Mas recebereis poder ao descer sobre vos o Espírito Santo de Deus....  em Lucas também diz: Eis ai vos dou autoride para pisardes em serpentes e escorpião e desfazer toda e qualquer obra do maligno.
Amados todos querem ter uma experiência com Deus, porém nem todos estão dispostos a buscar essa experiência.  Só os  inconfortáveis buscam uma experiência profunda com o Senhor. PV 8:17-----------------
 Amados por saber que minha luta é grande por meio desde trabalho, e que o  meu adiversario esta ao meu derredor procuro me paralisar. Tomei a decisão de buscar o Senhor e me fortalecer na força do seu poder EF-------- e as experiências são ficam marcadas em nossas vidas, pois tenho visto os espíritos imundos se submeterem pelo poder de Deus  em minha vida. São lugares que tenho entrado e pessoas tem se manifestado com espíritos imundos e tem sido libertas. Pessoas com ataque eplitico Deus tem me dado graça e autoridade de libertas essas pessoas, Tenho tido experiência com pessoas enfermas com bucite, problemas de colunas e outras enfermidades tem sido curadas pelo poder de Deus.
O incrível foi que isso despertou em mim quando estava indo pro culto e ao lado de minha casa tem uma certa mulher que reza nas pessoas e as pessoas vão ate ela com crianças para receber essa reza. Essa mulher bebe, fuma e vive uma vida de prostituição. Certo dia eu estava indo pro culto quando alguém me perguntou onde morava a dona siclana e eu vi que ela queria uma reza eu fiquei envergonhado pois o poder de Deus esta em Nos seus servos a autoridade esta Na Igreja do Senhor aqui na terra. Naquele momento eu disse ao Senhor: Deus era pra mim esta orando sobre essas pessoas e sobre os enfermos, e foi ai que percebi que teria que buscar mais e mais do Senhor na minha vida. Não demorou muito ate que alguém veio ate mim pedindo oração, pois o mesmo estava com bulcite, e não conseguia levantar o braço, eu com toda ousadia orei no ombro daquela pessoa, passei o óleo ungido, quando terminei de orar vi o sorriso no rosto daquele rapaz o comentário dele foi longe e dias depois recebi outra pessoa com o testemunho do rapaz orei e ela também foi curada pra gloria de Deus. Desde daí não deixei mais de buscar o Senhor minha cede é grande pelo Espírito de Deus e pelo fogo do Senhor em minha vida cada dia que passa procuro ter essa experiência de ser usado de forma sobrenatural.
Estava na sorveteria com minha esposa quando ouvi a voz do Espírito Santo dizendo: entra no carro e vai pra onde eu te direcionar. Entrei no carro e sai andando por um bairro e o Espírito de Deus ia me dando as ordens para virar as ruas ate que o Espírito disse : para nessa casa tem um casal precisando de você! Sai do carro e fui ate a casa bati na porta e ninguém atendeu, percebi que não tinha ninguém na casa achei aquilo estranho, disse comigo mesmo será que o Espírito de Deus  se enganou? Decidi entra na carro pra ir embora quando derrepente um casal vinha discutindo no meio da rua e estavam com sinais de embriaguez, olhei pra minha esposa e disse será que são eles que moram aqui? Pra minha surpresa eles tiram a chave do bolso e abriram a porta da casa que estávamos na frente. Amados esse foi um de muitos casais que o Senhor nos levou direcionado por seu Espírito e todos o Senhor nos deu a vitoria eram casamentos destruído e o Senhor restaurou.
Amados a bíblia diz: que esses sinais seguiram aos que crerem! E tudo é possível ao que crer! Me chamara pra orar em uma mulher que caiu e não falava e não andava mais por causa da queda, eu sabia que era espiritual o caso dela, entrei em jejum por alguns dias me preparei espiritualmente e fui lá, como ela não falava pequei em sua mão e perguntei se ela queria aceitar a Jesus ela apertou minha mão como sinal de sim, comecei a orar por ela, sobre sua cabeça, expulsando todo espírito imundo de sua vida ela deitou e dormiu no outro dia seus familiares mi contaram que ela acordou e foi sozinha ao banheiro tomar banho e chamou por sua mãe. Fiquei muito feliz pelo milagre de Deus na vida daquela mulher. O mesmo aconteceu na vida de um jovem de 13 anos que estava treinando jiujitsu ao cair bateu a cabeça e não falou mais nada durante dois dias e não se levantou da cama, me discípulo me ligou e pediu pra mim ir lá, acordei o menino e orei sobre ele e o milagre aconteceu todos os que estavam na casa ficaram maravilhados o menino passou a andar e a falar novamente pra gloria de Deus.
Em outra ocasião visitando uns meninos de rua que sempre evangelizava eu estava chegando e um menino começou a gritar com fortes dores no coração, e o grito era desesperador cheguei ate ele pus minha mão em seu peito e disse: dor sai agora em nome de Jesus e imediatamente a dor foi embora meus discípulos que estavam comigo ficaram maravilhados com o poder Deus.as experiências são muitas, os milagres também os que relatei aqui são para aumentar tua fé e engrandecer o nome de Jesus e incentivar você ter uma busca com o Espírito Santo. Em todas experiências com pessoas endemoniadas o Senhor sempre me deu a vitoria sobre os espíritos imundo. pois também esta escrito: os espíritos nos sujeitam e nos obedecem.
Você precisa ter uma experiência com Deus, ainda que essa experiência não seja de espulsar demônio ou de curar enfermos, porem seja uma experiência de ouvir a voz de Deus!
                                                          Não queira viver de unção passada! Viva uma experiência com Deus todos os dias. Pr. Gilson Souza



O AGIR DE DEUS NA CAPOEIRA


        Amados quero compartilhar o que Deus tem feito dentro da capoeira pelo Brasil e pelo mundo.
        Algo que o Senhor me mostrará somente em Sonho e em visão dentro da capoeira, algo tremendo que achei que iria demorar pra acontecer. Veja o que Deus fez em Boa Vista no Estado de Roraima sete anos depois das visões. Em 2010 fui a Boa Vista participar do evento do irmão Michel da Igreja Batista Li------- passei uns 5 dias ali com os irmão ate mesmo pra conhecer de perto seu trabalho com a capoeira. Em um dos dias que nos reunimos dentro de sua Igreja a visão que Deus me mostrará aconteceu. Um grande agir do Espírito Santo veio sobre todos os que estavam ali dentro da congregação e foram cheio de Deus, o impressionante é que estávamos jogando capoeira e louvando ao Senhor quando tudo isso aconteceu no meio do jogo eu estava no berimbau fui tomado a falar em línguas os que estavam batendo palmas continuaram batendo porém cheios do Espírito e em línguas também falavam, foi tremendo amados o jogo não parou todos sentiram a gloria de Deus naquele dia dentro da capoeira. No dia seguinte creio eu que cerca de 60% dos lideres das igrejas locais de Boa Vista estavam presente no evento, para gloria de Deus, e o irmão Michel foi surpreendido com o diploma de professor dado por mim e inclusive o primeiro que dei a um professor na mesma ocasião o irmão Michel líder do ministério Gaditas Capoeira foi ungido por seus Pastores, como missionário, após isso seu Pastor e também seu aluno quebrou um berimbau como ato profético, declarando no reino espiritual que a capoeira de Roraima pertence ao Senhor Jesus e quebrando toda as maldições da capoeira. Amados, adore ao Pai em Espírito e em verdade (jo4:23) . Bom seria você provar a experiência do agir de Deus em uma roda de capoeira, sentir o seu corpo se arrepiar, não pela roda de capoeira, mas sim pelo toque do Espírito Santo. Estou falando de pessoas cantando no berimbau em línguas estranhas, pessoas na roda sendo batizada no Espírito Santo, não depois do jogo da capoeira, mas durante o jogo da capoeira, pois é essa liberdade que o Espírito precisa encontrar sobre o arraial da roda de capoeira para encher a todos!  É esse o nosso maior testemunho, quem Crer e for batizado será salvo! Que a vontade do Senhor se cumpra na roda de capoeira por toda a terra, amém!
          Amados em Goiânia no Estado de Goiás onde acontece anualmente o encontro dos capoeiristas  tenho visto mestres aceitando a Cristo com lagrimas nos olhos, mestres que pensamos que estão ali somente por problemas pessoais e ao passar do ano vemos eles firmes aos pés de Jesus. Exemplo como o Mestre TATU de -------- que aceitou a Jesus em um dos eventos dos capoeiristas de Cristo e hoje tem dado seu testemunho dentro da roda de capoeira. Também tem o irmão Fabio Diniz  do grupo nova visão do Mestre Chocolate. Fabio Diniz tem rodado o mundo como missionário da JOCUM, Fabio conta que em muitos lugares só consegue pregar por meio da capoeira, sabemos que em muitos países o evangelho é proibido, e o irmão Fabio tem entrado nesses lugares através da capoeira.
              O que dizer dos lugares que Deus tem preparado para capoeiristas adoradores veja o Diácono Alex de Brasília que é contra Mestre e fundador do grupo exercito de Cristo seu trabalho com capoeira é dentro da Igreja Sara Nossa Terra uma das Maiores Igreja do DF. Também temos o Trabalho com capoeira Na Igreja Renascer em São Paulo com o Professor e Presbítero Helio, também aqui em Manaus no amazonas temos entrado nas Igrejas Como: A Catedral da Universal, na Igreja Batista, nas Presbiterianas, na Assembléia de Deus e Igreja de Cristo Ministério Apostólico, também temos o Mestre e Pastor Eitor da Igreja evangélica do Setor Universitário em Goiânia Estado de Goiás, temos o trabalho de Capoeira evangélica na França com o Mestre costa em Setubal, o Professor e Missionário Alcyr de Roraima Boa Vista leva o trabalho Na Igreja Quadrangular, também o missionário Michel na Igreja____________ em Boa Vista Roraima





OBJETIVO DO MINISTÉRIO RESGATE


          Ganhar o maior número de discípulos para Jesus através da capoeira. Reunir em um único Ministério. Mestres, professores, estagiários e etc. que são convertidos ou que se converteram através da capoeira ou de outras maneiras. E que tenham a convicção do seu chamado através da capoeira, para somar com o trabalho através do evangelismo.
          Queremos fazer o maior grupo de capoeira do mundo para adorar a Deus com o som do berimbau, palmas e louvores. Tendo como base o evangelho de Cristo em nossas vidas, e assim poder transmitir a outrem.
          Nosso objetivo Maior é enviar mestres e professores de capoeira as nações, como missionários, preparados para fazer a obra de Deus. E que ponham a mão no arado sem olhar pra trás, prosseguindo para o alvo da soberana vocação por Cristo Jesus!
         Queremos entrar em lugares  que o evangelho ainda é proibido, por meio da capoeira e de pessoas que estão se preparando, através do testemunho de vida, do conhecimento bíblico, do jejum, da busca pelo Espírito Santo e da graça de Deus.
          Homens, jovens, mulheres e todo aquele que se dispuser a sonhar o sonho de Deus, serão treinados e aperfeiçoados para serem uma grande ferramenta nas mãos do Senhor para um grande avivamento através da capoeira pelo Brasil e pelo mundo!
         Falando


PREÇO A PAGAR


          Primeiro preço: jejum, sabendo que grandes homens como Reis, profetas e o próprio Senhor Jesus assim fizeram jejum por propósitos, causas especificas e por batalhas espirituais. Também a oração é o principal preço por um ministério e por vidas.
            Segundo preço: Renunciar as coisas do mundo, ou seja: é primordial deixar por um tempo a capoeira do mundo, as musicas, e até mesmo seu antigo mestre que não é convertido, pois ele pode atrapalhar as promessas de Deus na tua vida.Todos aqueles que Jesus chamou tiveram que por um momento deixar sua família. Moisés deixou o palácio do rei e ficou aproximadamente 40 anos no deserto se preparando pra liberta o povo, Abraão deve que deixar sua parentela, Apostolo Paulo deixou o lugar onde vivia e depois de quase dois anos voltou para Jerusalém e José que mesmo sendo vendido pelos irmãos se separou de seu pai por anos até ser governador do Egito e assim cumprir em sua vida o propósito de Deus, o próprio Jesus teve que deixar o Pai Celestial no céu e descer aqui na terra para que eu e você fôssemos salvos. Em LC 14:26-27 Jesus diz: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe , mulher, filho, irmão e irmã e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
           E qualquer que não pegar sua cruz e vir após mim não pode ser meu discípulo.
           Não queira fazer a obra do Senhor por sentimento, pois você não vai conseguir deixar os seus. Faça com convicção naquele que te chamou. É por isso que Jesus põe os que querem lhe seguir em prova. Em LC 9:57-62 diz: Que ninguém que quer segui-lo pode olhar para traz. Em MT 10:34-39 diz: Que Jesus veio trazer divisão, assim o maior inimigo do homem é o da própria casa. Meu irmão! é você deixar todos e tudo por amor a Jesus e contribuir para seu reino. Em MT 11:12 diz: Desde o tempo de João Batista até agora o reino dos céus é tomado por esforços, e os que esforçam se apoderam dele. Meus amigos esse é o preço que devemos pagar por um ministério, por nós, pelas vidas e pelo reino de Deus!
          Também devemos ter disposição e nos colocar diariamente na presença do Senhor, busca-lo de todo o coração e em todo o tempo! Só assim iremos ter êxito diante das, mas difíceis situações que viram para nos tirar do alvo e do propósito de Cristo em nossas vidas!

















A RECOMPENSA


          Em Lucas 18:28-30 diz: E disse Pedro: Eis que nós deixamos nossa casa e te seguimos.
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há de tenha deixado casa, ou mulher, ou irmão, ou pai e filhos por causa do reino de Deus.
 Que não receba no presente, muitas vezes mais, e no mundo por vir a vida eterna.
          Você não vai deixar de ganhar seu Mestre pra Jesus, apenas vai se prepara para conquistá-lo para Jesus. Em ICO 15:58 diz: Por tanto meus amados irmãos sedes firmes, inabaláveis, e sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor vosso trabalho não é em vão. Esta é a sua recompensa, ter seu trabalho reconhecido por Deus e não somente pelos homens, ou que adianta você ser reconhecido pelo mundo todo, se não é reconhecido por Deus, como esta escrito em MT 16:26.
          Meu irmão confia no Senhor e ele te dará a vitória em SL 118:8 diz: É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Quem você acha que vai te dar a vitória, o homem ou Deus? Deus tem nos dado à vitória no ministério, bênção, cura, libertações e etc. Deus tem feito milagres no nosso grupo de capoeira, pois decidimos nos separar das iguarias do rei, como fez Daniel em Daniel 1:8. Nós nos separamos de mestres, rodas e musicas somente pra adorar aquele que é digno de receber toda honra, toda glória e todo louvor. Lembra de Davi atrás das malhadas separado de todos, louvava ao Senhor sem ninguém saber ate que chegou o dia de ser Rei em Israel. Vai chegar seu dia amado em que o Senhor vai tirar seu grupo de di traz das malhadas e colocar em lugar de destaque, você crer nisto!
        Deus tem me dado graça, por onde quer que eu vá, em rodas tenho sido essa diferença e referencial por todos que tem visto o crescimento de nosso trabalho. Nos eventos, hoje são muitos os convites que fazem para que estejamos presente para uma minístração da palavra, pelas viagens que o Senhor tem me concedido há fazer palestras pelo Brasil e em grandes Igrejas. Pelo modo de vida e prosperidade, pois o Senhor tem sido conosco e tem nos dado graça em tudo por tudo.
         Amado as recompensas virão por meio de tua fidelidade ao Senhor, não por meio do teu trabalho! Pois os olhos do Senhor procuram os fieis da terra, que estejam dispostos a taparem as brechas e que sejam justos.

          Nós te desafiamos a receber essas recompensas no teu Ministério.













MINISTÉRIO EVANGELISTICO DE CAPOEIRA VIDAS E NAÇÕES

BARREIRAS QUE VIRÃO


          Este documentário são para os Josué, que no decorrer de suas jornadas e de seus ministérios se deparam com uma grande muralha.
          Amado leitor, quero lembrar aos irmãos que Jesus Cristo disse aos seus discípulos: No mundo terei aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo vos também vencereis. Em mt 11:12 diz: Desde os dias de João Batista até os dias de hoje o reino de Deus é tomado por esforço e se apoderam os que se esforçam.
          Amados muitos de nós encontram facilidade, na hora de iniciar um ministério ou levar um trabalho para dentro da Igreja, ou seja, no reino de Deus. Não estou dizendo que devemos colocar barreiras ou arranjar argumentos, porém o que estou querendo dizer é que não vai ser tão fácil assim como nós pensamos. Porque não vai ser tão fácil? O próprio Apostolo Paulo diz em I CO 16:9: (Orai por mim porque uma porta me foi aberta, mas a muitos adversários) isso deixa claro que vamos enfrentar oposição em diversas áreas, pois precisamos entender que muitas dessa barreiras é a forma de Deus nos aperfeiçoar porém, Tudo contribui para o bem aqueles que amam a Deus.(Atos 8:28).

          A primeira barreira que encontramos é: Nós mesmos.  Muita das vezes que somos designados a fazer algo, queremos fazer da nossa maneira, e da maneira mais fácil e não procuramos fazer da maneira correta, até queremos fazer e até procuramos fazer, porém da nossa maneira, não nos preocupamos com as regras, com os princípios e com as ordenanças, pois precisamos entender que até o filho de Deus se submeteu a elas . Veja o que aconteceu com Davi  em I CR Cap.13-15 quando ele se dispõe a trazer a arca do Senhor de volta para Jerusalém. (Desde já quero dizer que era a vontade do Senhor que a arca da aliança permanecesse em Jerusalém). Davi consulta homens em vês de Deus, Davi traz a arca do Jeito que os inimigos levaram num carro de boi e no meio do caminho de volta um homem chamado Uzá morre por tocar na arca. Quando um homem morre é que Davi consulta ao Senhor e o Senhor responde a ele que só os levitas poderiam levar a arca. Podemos aprender que não basta só querer fazer a vontade de Deus, tem que fazer da maneira que Ele quer!
          Hoje vejo pastores que tem apoiado ministérios sem fundamentos e sem o respaldo da palavra de Deus, simplesmente por querer ter um ministério na sua congregação ou pelo motivo de atrair o público. Tenho visto mestres de capoeira aceitando a Jesus e levando a capoeira do mundo pra dentro da Igreja sem qualquer compromisso com Deus, são pessoas que não vencem a barreira do seu ego, e das suas convicções e esquecem que precisam antes de tudo passar por um processo de renovação das suas mentes conforme (RM 12: 1,2), que afirma que só experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, quando houver esta renovação. Amados nós às vezes pensamos que ao aceitarmos Jesus como Senhor e Salvador. Já somos novas criatura, e isso não deixa de ser verdade, porém existem muitas raízes do velho homem que só serão arrancadas se nós nos submetermos as regras, princípios e ordenanças da palavra de Deus!
          1º Regras: A palavra de Deus diz em (JER 48:10): (Ai daquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!) Meu irmão existem regras no reino de Deus, e devemos cumpri-las. Na capoeira muitas regras devem ser quebradas pra se tornar de fato um ministério, ela não pode ser levada de qualquer jeito para a casa do Senhor: * pra você levar adiante um ministério de capoeira abençoado você precisa colocar Deus em primeiro lugar, sabendo que o propósito é louvar e engrandecer o nome do Senhor desde as musicas, aos movimentos o linguajar tudo tem que estar dentro dos padrões bíblicos, certo que haveremos de prestar contas de cada palavras ditas a Deus. Lembrem-se o inferno está cheio de pessoas com boas intenções. A bíblia diz que o inferno não se farta e não se enche. Boas intenções não trazem salvação ainda mais quando vai contra a palavra do Senhor! A bíblia chama isso de sacrifício de tolo. Veja o que aconteceu com Saú em I Sm 15. Saú por querer agradar a Deus com sacrifício de ovelhas, as quais o Senhor deu ordem pra ele matar e destruir tudo. E por esse motivo ele foi desprezado por Deus!                                                                                                                                  

            Comentário: Na verdade o  Inferno esta
cheio  de desobediente com
 boas intenções. Pr. Gilson


          2º Princípios: os princípios da palavra de Deus são irrevogáveis em hipótese nenhuma, podem ser quebrados. Exemplo: A palavra do Senhor diz em (I TM 3:5): (Se alguém não sabe governa sua própria casa terá cuidado da Igreja de Deus?) Meu irmão cuidado, pois no mínimo você vai estar comprando uma briga com o diabo ao assumir um ministério. Vejo muitas pessoas que não tem um casamento legalizado e que querem estar à frente de um ministério sem o respaldo espiritual necessário.                      Amado, através da capoeira o diabo tem levado milhares de pessoas pro inferno, e nós estamos tomando de suas mãos essa ferramenta, você acha que ele vai lhe entregar de graça? Então concerte sua casa, Viva por princípio respaldado pela palavra de Deus, para que você e sua família sejam abençoados. E assim poder triunfar de forma maravilhosa as obras de tua mão!
          3º Ordenanças: em II TM 2:15 diz: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade. A ordem é, se apresentar a Deus, hoje vejo muitos se apresentando a homens, Doutores, Juizes, Empresários, Mestres etc.. E sendo reprovado por Deus. Pois seus títulos só valem pra homens não pra Deus. Diante de Deus você é e sempre será servo, e a ordem é você apresentar tua família, trabalho e ministério a Deus para que Ele possa aprovar. Exemplo: Sabemos que na capoeira mundana a pessoa é submetida ao batismo (que é um tombo) Alguns mestres afirmam que é a apresentação  ou iniciação do aluno no mundo da capoeira no qual se iniciou por mestre Bimba, e hoje faz parte da tradição da capoeira. A questão não é o fato de nós mudarmos ou não, essa tradição do iniciante na capoeira,porém o jeito que é feito ou festejado, fere os princípios da palavra de Deus! Como? Na palavra uma das maiores ordenanças é o batismo por tanto não podemos permitir outra espécie de batismo, passar disto é invalidar a palavra e mostrar uma falta de grande respeito ao Senhor!  Isso também se chama pecado.
PECADO: Transgressão da lei celestial (I jo3: 4)
             Busque e procure se apresentar. Seja um menino que ouve ao Senhor (Samuel) e não seja um sacerdote cego (Eli).

          A segunda barreira que encontramos é: O diabo. Em um retiro da igreja, no momento em que nós estávamos orando. Uma aluna minha caiu opressa, e o diabo a usando me disse: Você nunca vai ser feliz, não vai ter emprego e não vai ter nada basta esse ministério de capoeira pra me dar dor de cabeça. Meu irmão o diabo vai fazer de tudo pra você não prosseguir com teu ministério, e por isso eu te aconselho a ter cuidado em três pontos em teu ministério. Devemos vigiar nossa vida, nossas atitudes e principalmente nossas palavras.

          Nossas vidas: Em I Pe 5:8 diz; (Sede sóbrio e vigilante. O diabo nosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.)  faça uma reflexão de como esta tua vida. Corpo, alma e espírito. Procure concertar o mais rápido possível, feche todas as legalidades de sua vida. Veja o exemplo de Jó, pois quando o diabo apareceu diante de Deus o Senhor lhe disse tens visto o meu servo Jô? Homem Íntegro, reto, justo fiel e que foge da aparência do mal. Podemos também ver a vida de Noé. A bíblia diz que Deus disse que Noé era justo diante de uma geração que aborrecia a Deus e por isso entrou ele e sua família na arca. também um homem chamado Zacarias e sua mulher Izabel ambos eram justos diante de Deus, andavam sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
          Nossas atitudes: A atitude de uma pessoa mostra verdadeiramente quem ela é, e o fato dela pregar bem, ou estar na frente de um ministério, não quer dizer que ela tem uma vida em ordem. Conheço capoeirista que são uma benção dentro da igreja, e suas atitudes são de cristãos. (dentro da igreja), porém fora são pessoas que não mostram nem um pouco ser cristão, a começar pelo grupo de capoeira, até o nome continua sendo do mundo, não tem a atitude e a coragem de quebrar a aliança com homens e com o mundo, simplesmente por participar muita das vezes de um grupo de nome, ou bem conhecido, e isso se estende também aos mestres que estão se convertendo ao evangelho de Jesus Cristo. O medo de perder a fama do nome de seu grupo e a popularidade no mundo da capoeira é maior que mostrar ao mundo a glória de Deus.
             Meu medo é que Cristãos que gostaria de usa a capoeira verdadeiramente pra glória de Deus, sejam influenciados e levados a entender que podemos cantar louvores e musicas seculares que não ofendam a Deus. E que eu posso bater ou revidar etc.. Na roda de capoeira. Pois é isso que alguns mestres que estão se convertendo, pregam na roda de capoeira! Vejo que são pessoas que não entendem o contexto da palavra pra arranjar pretexto ou argumento daquilo que ainda impera em sua carne ou prazer!
          Nossas palavras: Aos capoeiristas que querem levar esse ministério consagre-se a Deus! Diz o Senhor; (esse povo me honra com seus lábios, mas seu coração esta longe de mim). Tenho visto capoeiristas louvar a Deus e adorar ao diabo com musica sacra da capoeira do mundo. Em Tiago 3:10 diz: (Da mesma boca procede a palavras de benção e de maldição, não é conveniente que isso seja assim).
             Quero chamar sua atenção ao que vou dizer. Há dois tipos de adoração ao diabo. A adoração direta e a indireta!
             Adoração direta: quando eu assumo que sou de uma religião satânica, magia negra, umbanda e etc... Quando faço ritual ao diabo, oferecendo meu corpo, meu sangue , minha vida etc..  E quando invoco aos orixás e aos espíritos mortos, cantando musicas de homenagens a eles.
             Adoração Indireta: Essa é praticada por muitos sem saber que assim o fazem.
Adoro de forma indireta por gestos, pensamentos, por atos e principalmente por canções

  COMENTÁRIO: Devemos usar a capoeira unicamente  como forma de adoração ao Senhor, e como instrumento de salvação. Passar disto é beneficiar a carne!  Pr. Gilson.


            A terceira barreia que encontramos é: Nossos próprios amigos e o da própria casa. Quando Davi foi enfrentar o gigante Golias, seus amigos e irmãos tentaram impedi-lo (I SM 17:33). E o próprio Jesus Cristo diz: (que o inimigo do homem é o da própria casa: pai, mãe, irmão e irmã).
          Quando comecei o trabalho de capoeira em uma igreja Batista, a Convenção Batista do Amazonas pressionou o Pastor da igreja, por eles não aceitarem! A barreira foi grande, pois muitos criticavam ao invés de apoiar, era muita pedrada, porém nós não desistimos e o Pastor agüentou firme. E hoje o ministério inaugurou a faculdade da Família das igrejas Batistas, e já fizemos muitas outras apresentações nas igrejas Batistas.
          Na igreja de Cristo Ministério Apostólico uma Igreja na visão celular, passamos pela mesma barreira. Fiquei aguardando para abrir o ministério um ano e oito meses. E uma das vezes que o Pastor da Igreja nos apresentou diante da congregação para sermos ungidos pelo governo da Igreja, meu coração se partiu ao ver que os que iriam nos ungir não aceitavam, e se levantaram com um semblante de insatisfação para abençoar o ministério de capoeira. Quando nós assumimos o ministério na Igreja, muitos dos que congregavam saíram por não aceitarem a capoeira, porém o Pastor não voltou atrás de sua decisão, continuamos com o ministério de capoeira que hoje é uma benção na Igreja e hoje todo o governo já apóia.
          Deixei o projeto do grupo em uma escola evangélica para levar o trabalho de capoeira gospel, e a Gestora da Escola aprovou o projeto, fomos chamados varias vezes para uma demonstração do nosso ministério em alguns eventos da escola. Minha filha ate ganhou uma bolsa de estudo da escola pelas aulas de capoeira que seriam ministradas. Porém surgiu uma barreira que impediu de sermos chamados para começar o trabalho, qual barreira? Eu não sei! Sei que Deus tem abençoado minha filha, pois a bolsa que ela recebeu não foi cortada e ela continuou estudando lá ate o final do ano.
          Quando o pessoal da Jocum Brasil esteve aqui em Manaus, ficaram sabendo do nosso ministério de capoeira e pediram pra gente apresentar junto com eles em uma Igreja evangélica, mas quando chegamos lá o Pastor da igreja não permitiu a apresentação, pois dizia que o berimbau era do diabo.
          Você que quer abrir um ministério ou implantar um em sua Igreja, será que você estar disposto a passar por essas barreiras: criticas, rejeições, ameaças, ser abandonado por aqueles que não acreditam no teu sonho, desprezos, e etc.. São algumas dessas pequenas barreiras que iremos ter que passar, ou você acha que Jesus não passou por isso? Amados, não há vitória sem luta!  Continue orando, perseverando, ultrapasse as barreiras, pois quem fez a promessa é fiel para cumprir e sem dúvida é preciso passar por tudo isso, para que haja uma dependência no Senhor e para as  experiências de lutas e vitórias, de perseguição e escape e de tribulação e paz, venham ser a prova que: Sobre todas essas coisas somos mais que vencedores em Cristo Jesus!
         Seja um dependente de Deus assim como Apostolo Pedro disse: Senhor nós não demos para onde ir, só o Tu tens a palavra de vida eterna.  Também deixo a todos que sonham com esse trabalho a palavra de minha vida que se encontra em atos capitulo 20 e versículo 24 que diz: Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Fone: 092 3658-4436/9162-8574
E-mail: Gilmalhado_@hotmail.com

       Biografia do escritor: Nascido na cidade de Manaus no dia 22 de Janeiro de 1980, Gilson Araújo de Souza, casado com Carina Bentes de Souza e pai de Kássia Karolina Silva de Souza e de kamila késia Bentes de Souza.
       Gilson começou a treinar capoeira aos 14 anos de idade em 1994 com o mestre Ricardo conhecido na capoeira como camisa furada. Gilson tem em seu currículo o certificado de monitor, de professor e de contra mestre, também o certificado de capoeira angola pela universidade do Amazonas e o certificado do V e VI encontro Nacional de capoeiristas de Cristo em Goiânia, Pelo o Mestre Suíno e também Pastor, que é conceituado no mundo todo pelo grande conhecimento na capoeira.
      Aos 23 anos de idade Gilson se converteu ao Senhor Jesus. E também se aprofundou em muitos cursos da palavra de Deus. Recebeu certificados como: certificado de seu batismo nas águas, o de Igreja com propósito, certificado de escolas de líder, de escola teológica e hoje cursando Faculdade de Teologia. Também é um dos Pastores da Igreja de Cristo Ministério Apostólico de Manaus.
      Gilson é fundador do primeiro ministério evangelístico de capoeira do Amazonas ao qual tem se dedicado constantemente em poder usar a capoeira de forma diferente. Fazendo prevalecer o valor dos princípios da palavra de Deus. E mostrando no jogo da capoeira o amor de um Deus que é maravilhoso e que muda nossa historia!